top of page

Bomba de chimarrão: como escolher a sua?

Atualizado: 14 de ago. de 2019



Quem aprecia um bom mate, provavelmente já tem a sua bomba preferida e companheira do dia a dia. Mas será que ela é o seu tipo ideal? E quem está começando, como saber qual bomba escolher? Acompanhe-nos para conhecer quais os materiais disponíveis no mercado, as distinções entre eles e qual o tipo mais adequado para consumo do chimarrão.


Atualmente, o mercado oferece bombas de chimarrão de materiais diferentes, os quais afetam diretamente no preço e na durabilidade do artigo. Vejamos que materiais são esses e suas peculiaridades.


  • Ferro: com durabilidade baixa (de 5 meses a 1 ano), altera o sabor do chimarrão, pois o ferro é danificado pela exposição à água quente e erva-mate, enferrujando em poucos dias. Além disso, o material libera toxinas que representam certo risco à saúde.

 
  • Alpaca: com durabilidade média (até 10 anos), é um material considerado intermediário, pois afeta menos o sabor do chimarrão em comparação às bombas feitas de ferro. No entanto, sua matéria-prima ainda não oferece total segurança quanto à transmissão de germes e bactérias.

 
  • Inox: possui durabilidade média (em torno de dez anos, dependendo da conservação), sua matéria-prima é considerada de melhor custo-benefício, pois o valor não é tão alto, garante a preservação do sabor do chimarrão e possui princípios germicidas e bactericidas. Porém, em função do material conservar muito o calor, o seu bocal pode esquentar demais. Para os já habituados, não é problema, mas para quem está começando, pode ser um tanto desconfortável consumir a bebida rapidamente. Estamos falando de chimarrão, e não de um microfone, então, essa característica pode ser um obstáculo para quem quer consumir a bebida.

 
  • Ouro: com durabilidade alta (dependendo da conservação, mais de 20 anos), o material é altamente recomendável, pois o ouro tem propriedade germicida e bactericida, o que garante não somente a qualidade do sabor da erva-mate, mas também a segurança de não transmitir micro-organismos aos demais participantes de uma roda de chimarrão. Além disso, o benefício do ouro também está na sua propriedade térmica: o material conserva a temperatura da bebida internamente, mas na parte externa, a bomba não esquenta demais, o que deixa o prazer de consumir o chimarrão ainda melhor. O maior obstáculo na aquisição de uma bomba totalmente feita de ouro está justamente no alto valor do artigo. Além disso, é preciso conhecer muito bem quem fabrica, pois não são muitas ourivesarias que trabalham com bombas totalmente feitas em ouro.

 
  • Prata: com durabilidade alta (dependendo da conservação, mais de 20 anos), é um material também altamente recomendável, uma vez que a prata é utilizada como agente profilático e terapêutico desde a Antiguidade até os dias de hoje. Qual a importância disso? Essa propriedade garante a eliminação efetiva de bactérias, fungos e vírus, além de exterminar micro-organismos patogênicos que podem estar presentes na água. A principal vantagem da bomba de prata em relação à de ouro é o valor, relativamente mais barato, e ainda com os mesmos benefícios e durabilidade.

Bomba de chimarrão de prata

 
  • Prata com bocal de ouro: produto com durabilidade alta (dependendo da conservação, mais de 20 anos), em que a combinação dos dois materiais garante ao consumidor do chimarrão os principais benefícios de cada uma das matérias-primas: a conservação do sabor, a higiene, as propriedades germicidas e bactericidas, e a certeza de chimarrão quente sem queimar os lábios. Por fim, o valor pago em uma bomba deste tipo torna-se irrisório para os apreciadores do mate, uma vez que o produto dura muitos anos e é utilizado rotineiramente.


Bomba de prata com bocal de ouro

 

Confira o quadro comparativo e analise a que mais combina com o seu estilo de apreciar um chimarrão de qualidade. Considere a escala de 1 a 3 estrelas, sendo 1 o valor mais baixo e 3 o mais alto.

Quadro comparativo dos tipos de bomba de chimarrão; avalia critérios como durabilidade, higiene, custo, benefício.
Quadro comparativo dos tipos de bomba de chimarrão

Veja que escolher o tipo de bomba ideal para o consumo do chimarrão depende muito das características que cada apreciador considera mais relevantes. Para os assíduos consumidores do mate, a qualidade da bomba e seus benefícios são tão importantes quanto a erva ou a cuia utilizadas. Por isso, analise cada detalhe e não tema na hora de investir em uma bomba de qualidade. Afinal, ela pode ser uma herança material valiosa passada de pai para filho, assim como a tradição do bom e velho chimarrão.

4.473 visualizações4 comentários

4 Comments


Bom dia!!!

Não consegui visualizar os modelos de letras para escolher

Emerson


Like

Qual o preço da bomba chata 1000furos ouro e prata de 24cm

Like

Mas que honra, João Carlos! Sempre muito bom saber que a gente consegue transformar alguns sonhos em realidade. Quando puderes, por gentileza, nos mande foto de um mate diário com a tua bomba. A gente vai gostar muito de ver um item nosso participando da tradição diária! Uma excelente semana!

Like

Eu mandei fazer uma Bomba Vargas no tamanho normal padrão de Prata e Ouro com a minha Marca. Ficou bem como eu sempre imaginava em ter uma e sonhava. Levei um pouco de Prata e Ouro que tinha e alguns utensilhos que tinha em casa e os Vargas fabricaram uma excelente bomba de Mate. Isto foi a 22 anos atrás. Sou muito satisfeito e muito feliz com a minha bomba modêlo Assis Brasil de 1000 furos. É uma verdadeira Jóia que guardo e uso com muito cuidado e carinho.

Like
bottom of page